sábado, 23 de outubro de 2010

Projeto de Edificação 3 - Prédio Residêncial / Biblioteca Pública

Projeto de Rodrigo Fernandes

Perspectiva Geral.


As características do terreno bem como a morfologia do bairro no qual ele se situa, demandou uma investigação no sentido de garantir uma transição de grãos. Essa tarefa, que se tornou uma das características centrais da proposta, nos mostrou que, para esse terreno, não cabia a simplesmente multiplicar pavimentos e sim investigar de que modo garantir as relações com a cidade e ao mesmo tempo atender minimamente o programa.
Nessa lógica propomos um ritmo de casas para Rua General Neto por considerá-la com característica rua residencial. No lado oposto do terreno, a Av. Cristóvão Colombo por ser uma importante via de ligação ao centro da cidade e também por ser uma centralidade comercial, exigiu um edifício mais alto concordando com a tendência volumétrica que ela exibe. Na rua Ramiro Barcelos, configura a maior testada to terreno, nesse caso apostamos no paralelismo aos alinhamentos com o objetivo de desenhar o quarteirão. Um terceiro bloco aparece intersectando o terreno e configurando um pátio semi-público onde se desenvolve parte da ala comercial do conjunto.
Outro ponto muito importante que buscamos para essa proposta foi a de maximizar as relações de vizinhança. Idéia que se expressa com o tratamento dado aos acessos a pé e pelas árvores frutíferas a ser plantadas junto às divisas dos pátios com o intuito de estimular as trocas entre vizinhos.
Quanto a materialidade optamos por revelar as texturas dos materiais tendo o tijolo e o concreto aparente como predominantes na composição.

 
Vistas casas rua General Neto.
Vista Biblioteca

Um comentário:

  1. Isso será construído na Ramiro esquina com Cristóvão Colombo?

    ResponderExcluir